No grupo de “Movimentos Específicos” o desvio lateral (também chamado de “lateral shift”) pode ser explicado como um mecanismo (ativo ou reflexo) utilizado para evitar a compressão ou irritação de determinada inervação através principalmente de espasmos e contraturas musculares. Pacientes que classificam neste grupo recebem técnicas de exercícios de desvio lateral para corrigir o desvio e também são direcionadas a tração mecânica ou auto-tração.
Como apresentação clínica, o paciente que se encaixa neste grupo apresenta como características o claro desvio no plano frontal dos ombros em relação a pelve e a preferência para movimentos de translação (deslocamento) lateral da pelve. O desvio lateral pode ser para a esquerda ou para a direita e pode ser para o lado dominante de dor (ipsilateral) ou afastando-se do lado da dor (contralateral). A maioria dos pacientes afetados apresenta um desvio contralateral.
O subgrupo de desvio lateral dentro da classificação de movimentos específicos é considerado o menos frequente comparado ao subgrupos de extensão e flexão. Embora a causa exata do problema é geralmente desconhecida, frequentemente os sintomas estão associados com patologias do disco intervertebral.
Clique aqui e leia as publicações científicas relacionadas com dor lombar
Clique aqui e leia as publicações científicas relacionadas com dor lombar