A manipulação da coluna lombar é uma técnica de terapia manual de intervenção segura que é aplicada aos pacientes em de várias formas em pacientes com dor lombar. É uma técnica de aplicação local ou generalizada, com movimento único, rápido de baixa amplitude com posicionamento seguro do paciente.
A literatura científica demonstra que a manipulação da região lombar é eficaz no tratamento de dor lombar aguda. Esta técnica é comumente usada no tratamento de indivíduos com dor lombar, porém, em muitos casos, aplicado sem critérios de escolha e sem embasamento da razão de se aplicar a técnica.
No modelo Subgrupos o terapeuta colhe a história da dor do paciente, aplica estes específicos e assim, identifica qual a melhor técnica a ser utilizada no paciente a fim de obter o melhor resultado possível em um menor espaço de tempo.
No subgrupo de manipulação, o terapeuta identifica 5 critérios clínicos que podem predizer uma chance maior de melhora dos sintomas do paciente. Estes critérios são baseados no tempo de dor do paciente, identificação de crenças e medos de forma irracionais sobre a dor pelo próprio paciente, amplitude e mobilidade articular da coluna lombar e quadril, característica da dor do paciente.
Caso o paciente apresente 4 dos 5 critérios clínicos, existe uma chance de aproximadamente 95% de melhora clínica do paciente.
Clique aqui e leia as publicações científicas relacionadas com dor lombar
Clique aqui e leia as publicações científicas relacionadas com dor lombar