SUBGRUPOS DOR LOMBAR
dor-lombar-manipulacao-icone
Subgrupo Manipulação

A manipulação da coluna lombar é uma técnica de terapia manual de intervenção segura que é aplicada aos pacientes em de várias formas em pacientes com dor lombar. É uma técnica de aplicação local ou generalizada, com movimento único, rápido de baixa amplitude com posicionamento seguro do paciente.

A literatura científica demonstra que a manipulação da região lombar é eficaz no tratamento de dor lombar aguda. Esta técnica é comumente usada no tratamento de indivíduos com dor lombar, porém, em muitos casos, aplicado sem critérios de escolha e sem embasamento da razão de se aplicar a técnica.

No modelo Subgrupos o terapeuta colhe a história da dor do paciente, aplica estes específicos e assim, identifica qual a melhor técnica a ser utilizada no paciente a fim de obter o melhor resultado possível em um menor espaço de tempo.

No subgrupo de manipulação, o terapeuta identifica 5 critérios clínicos que podem predizer uma chance maior de melhora dos sintomas do paciente. Estes critérios são baseados no tempo de dor do paciente, identificação de crenças e medos de forma irracionais sobre a dor pelo próprio paciente, amplitude e mobilidade articular da coluna lombar e quadril, característica da dor do paciente.

Caso o paciente apresente 4 dos 5 critérios clínicos, existe uma chance de aproximadamente 95% de melhora clínica do paciente.

Clique aqui e conheça algumas dúvidas frequentes dos pacientes.

manipulacao-lombar01
manipulacao-lombar02
manipulacao-lombar03

CONHEÇA OS SUBGRUPOS
LOMBAR

Histórico Manipulação
Subgrupo Estabilização
Subgrupo Extensão
Subgrupo Movimentos Específicos Flexão
Subgrupo Movimentos Específicos Extensão
Subgrupo Tração
Subgrupo Dor Crônica

CONHEÇA OS SUBGRUPOS
LOMBAR

Histórico Manipulação
Subgrupo Estabilização
Subgrupo Extensão
Subgrupo Movimentos Específicos Flexão
Subgrupo Movimentos Específicos Extensão
Subgrupo Tração