SUBGRUPOS DOR LOMBAR
dor-lombar-movimentos-especificos-icone03
Subgrupo Movimentos Específicos
Lateral Shift ou Desvio Lateral

No grupo de “Movimentos Específicos” o desvio lateral (também chamado de “lateral shift”) pode ser explicado como um mecanismo (ativo ou reflexo) utilizado para evitar a compressão ou irritação de determinada inervação através principalmente de espasmos e contraturas musculares. Pacientes que classificam neste grupo recebem técnicas de exercícios de desvio lateral para corrigir o desvio e também são direcionadas a tração mecânica ou auto-tração.

Como apresentação clínica, o paciente que se encaixa neste grupo apresenta como características o claro desvio no plano frontal dos ombros em relação a pelve e a preferência para movimentos de translação (deslocamento) lateral da pelve. O desvio lateral pode ser para a esquerda ou para a direita e pode ser para o lado dominante de dor (ipsilateral) ou afastando-se do lado da dor (contralateral). A maioria dos pacientes afetados apresenta um desvio contralateral.

O subgrupo de desvio lateral dentro da classificação de movimentos específicos é considerado o menos frequente comparado ao subgrupos de extensão e flexão. Embora a causa exata do problema é geralmente desconhecida, frequentemente os sintomas estão associados com patologias do disco intervertebral.

Clique aqui e conheça algumas dúvidas frequentes dos pacientes.

dor-lombar-shift-01
dor-lombar-shift-02

CONHEÇA OS SUBGRUPOS
LOMBAR

Histórico Manipulação
Subgrupo Estabilização
Subgrupo Extensão
Subgrupo Movimentos Específicos Flexão
Subgrupo Movimentos Específicos Extensão
Subgrupo Tração
Subgrupo Dor Crônica

CONHEÇA OS SUBGRUPOS
LOMBAR

Histórico Manipulação
Subgrupo Estabilização
Subgrupo Extensão
Subgrupo Movimentos Específicos Flexão
Subgrupo Movimentos Específicos Extensão
Subgrupo Tração