PÓS CIRÚRGICO


Fisioterapia no pós operatório de coluna vertebral

Temos grande experiência e conhecimento clinico na reabilitação do aparelho locomotor de pacientes que foram submetidos a cirurgias na coluna cervical e coluna lombar. Os pacientes que nos procuram já operados são pacientes que foram submetidos as seguintes cirurgias:

1- Discectomias com ou sem artrodese
2- Microdiscectomias endoscópicas
3- Artrodese
4- Laminectomias
5- Procedimentos concomitantes
6- Artroplastias parciais ou totais do disco
pos-cirurgico

O programa de reabilitação tem duração total de 3 a 6 meses em cirurgias sem comprometimento neurológico e de até 1 ano com comprometimento neurológico associado. O programa se inicia em média após 3 semanas de pós operatório para sedentários e após 48 horas para atletas. É um programa dividido em fases incluindo hidroterapia em piscina aquecida, estabilização vertebral, musculação específica, pilates, exercícios aeróbios sem impacto e treino proprioceptivo. Após termino do programa de reabilitação o paciente realiza uma avaliação funcional da coluna vertebral para observação de déficits musculares ou confirmação de alta clinica.

Estudos de revisão sistemática demonstram a importância da reabilitação no resultado funcional após cirurgias de coluna vertebral.

Oosterhuis T, Costa LO, Maher CG, de Vet HC, van Tulder MW, Ostelo RW.Rehabilitation after lumbar disc surgery. Cochrane Database Syst Rev. 2014 Mar14;3

Histórico Subgrupos

O que é Subgrupos

Entenda o que é o Sistema de Classificação por Subgrupos e por que ele é tão eficaz

Subgrupos no Brasil

O que não é Subgrupos?

Entenda como identificar quando o tratamento não é por Subgrupos