SUBGRUPOS DOR CERVICAL
Subgrupo Manipulação

Seguindo a tendência dos trabalhos relevantes apresentados na linha de pesquisa do TBC nas lombalgias, o subgrupo de manipulação e mobilização cervical (SMM) foi o mais investigado neste sistema de classificação para a coluna cervical. O líder de pesquisa do sistema de TBC é o professor Joshua Cleland, pesquisador da Universidade de Franklin Pierce, nos Estados Unidos.

Sua importância se dá pelas linhas de pesquisa desenvolvidas pelo seu grupo relacionadas à investigação da contribuição das manipulações torácicas e cervicais na dor e função de pacientes com cervicalgias, desenvolvimento de regras de predição clínica e investigação de sua validade em estudos clínicos prospectivos e randomizados.

A leitura de todos estes estudos associados a nossa experiência clínica demonstra que existe nestes trabalhos algo em comum entre estes estudos realizados em diferentes regiões dos Estados Unidos com diferentes pacientes, que são sintomas sempre de curta duração, ou seja, não são pacientes crônicos, não apresentam sintomas de radiculopatia cervical ou dor irradiada distalmente para os membros superiores conjuntamente com sinais neurológicos de força muscular, reflexo e sensibilidade e apresentam limitações de amplitude de movimento. Todos os pacientes incluídos nestes trabalhos foram avaliados a respeito de red flags e testes de insuficiência da artéria vertebral. Portanto, uma estratégia segura para ser realizada neste grupo de pacientes é a combinação de manipulação da região da coluna torácica média e alta, mobilizações cervicais na região cervical média e cervical alta, seguindo os modelos de Maitland e Mulligan para diminuir o risco de acidentes graves relacionados principalmente à insuficiência da artéria vertebral. No caso das mobilizações cervicais, sugere-se a utilização de rotações e inclinações grau III e IV na direção contralateral à dor ou bloqueio articular e utilização das SNAGS do conceito Mulligan na direção da restrição de rotação ou inclinação.

Portanto, neste subgrupo específico de manipulação, as intervenções devem ser combinadas entre técnicas com thrust e mobilizações, utilização de modalidades como termoterapia antes dos procedimentos e exercícios clássicos de ADM cervical para orientações domiciliares onde o paciente realiza duas vezes ao dia para manutenção da amplitude de movimento conquistada com as técnicas de terapia manual.

Clique aqui e conheça algumas dúvidas frequentes dos pacientes.

manipulacao-cervical-01
manipulacao-cervical-02


CONHEÇA OS SUBGRUPOS
DOR CERVICAL

Subgrupo Manipulação
Subgrupo Centralização
Subgrupo Exercícios
Subgrupo Cefaléia Cervicogênica
Subgrupo Dor Crônica
Subgrupo Controle da Dor

CONHEÇA OS SUBGRUPOS
DOR CERVICAL

Subgrupo Manipulação
Subgrupo Centralização
Subgrupo Exercícios
Subgrupo Cefaléia Cervicogênica
Subgrupo Dor Crônica
Subgrupo Controle da Dor