SISTEMA DE CLASSIFICAÇÃO POR SUBGRUPOS

História do sistema de classificação por Subgrupos

A história do Sistema de Classificação de Subgrupos chamado originalmente de Treatment Based-Classification, ou somente TBC, aconteceu nos Estados Unidos. No começo da década de 70, os esforços de ensino colaborativos de Richard Erhard e Rick Bowling resultaram no surgimento da Universidade de Pittsburgh como líder no fornecimento de Pós-Educação Profissional em Fisioterapia Ortopédica. Em 1977, o manuscrito “O Reconhecimento e o Manejo do Componente Pélvico em Pacientes com Lombalgia e Dor Ciática” foi publicado no Boletim da Seção de Ortopedia da APTA. Este manuscrito foi uma tentativa de racionalizar os mecanismos funcionais da região lombo-pélvica com base em observações clínicas empíricas e em conceitos de avaliação e tratamento para este grupo específico de pacientes.

Richard-ErhardErhard-aplicando-manobra-de-manipulacao-lombarEm 1980, Richard Erhard se matriculou na Logan College of Chiropractic (Faculdade Logan de Quiropraxia). Durante esse tempo, ele tratou pacientes em um ambulatório localizado na Washington University de St. Louis. Este é o lugar onde Erhard conheceu Steven Rose, Ph.D., e seu aluno de pós-graduação Anthony Delitto.

Steven-Rose-e-Anthony-DelittoDurante a década de 1980, a profissão de Fisioterapia estava passando por crescimento e desenvolvimento profissional considerável. Um movimento muito forte estava desenvolvendo e definindo a base científica da profissão. Dr. Rose foi um defensor muito forte dos princípios de classificação e sua relação com as intervenções de fisioterapia.

Nesta época, uma série de reuniões foi realizada para discussão sobre estes assuntos. Richard Erhard, Rick Bowling, Steven Rose, e Anthony Delitto foram os principais indivíduos presentes nessas reuniões. Alertados pelas inadequações do diagnóstico médico relacionadas com a gestão não cirúrgica, não farmacológica de pacientes com lombalgia e dor ciática, os esforços foram empreendidos para criar uma melhor taxonomia de variáveis pato-cinesiológicas, utilizando princípios de classificação.

Estes encontros resultaram no desenvolvimento do que foi clinicamente definido como “síndromes de dor lombar”, que nada mais era do que uma coleção de sinais relevantes, sintomas e características do paciente. Inicialmente, havia uma grande resistência à formalização deste processo. Preocupações existiam relacionadas com o desenvolvimento de “livro de receitas”, o que seria desprovido de raciocínio clínico de fisioterapeutas com experiências individuais. A motivação para seguir em frente e formalizar o processo foi fornecida pela publicação do artigo “A Rationalized approach to physiotherapy for low-back pain” por Sikorski JM, em 1985, na revista científica Spine. Este trabalho foi essencialmente uma tentativa de racionalizar e explicar o diagnóstico mecânico e sistema de tratamento desenvolvido por Robin McKenzie, para médicos cirurgiões de coluna.

anthony-delitto_02Em 1995, o Sistema de Classificação de Tratamento Baseado em Subgrupos foi publicado como um comentário no Physical Therapy Journal e teve com autores Anthony Delitto, Richard Erhard e Rick Bowling. A publicação descreveu o TBC como um sistema abrangente projetado para conduzir a gestão não cirúrgica e não farmacológica de pacientes com dor lombar. A publicação original do TBC em 1995 foi apenas o começo. Desde aquela época, havia a base científica de que o sistema foi desenvolvido e avançado através dos trabalhos coletivos de muitos autores e grupos de pesquisa, incluindo: Delitto, Erhard, Fritz, Browder, Brennan, Childs, Flynn, George, Hicks. Estas obras têm produzido uma validação do conceito de heterogeneidade da população de pacientes com dor lombar, das regras de predição clínica para auxiliar na tomada de decisão relacionada com o tratamento da dor lombar e um algoritmo clínico pragmático.

Desde 1995, o ensino clínico e a implementação do Sistema de TBC foram ensinados por Richard Erhard e Michael Timko ao longo dos anos na Universidade de Pittsburgh. Michael Timko foi o principal pupilo de Richard Erhard durante todo o tempo em que Dr. Erhard fez parte da Universidade de Pittsburgh. O TBC foi adotado em Centros de reabilitação como a University Pittsburgh Medical Center para Serviços de reabilitação e Rocky Mountain Healthcare System.

De 2014 em diante, as novas fases e desenvolvimento do Sistema de TBC estão em andamento. Os principais objetivos no momento são:
> Reestruturar e redefinir os estágios e os princípios de classificação do sistema original.
> Revisar e atualizar o processo de exame clínico, intervenções e parâmetros para se mensurar resultados, utilizando a melhor evidência disponível.
> Criar um sistema de ensino formal do método para resultar em profissionais certificados em aplicar o sistema de classificação corretamente e de forma eficiente, o que acabará por melhorar a prestação global de cuidados para pacientes que apresentam dor lombar e dor ciática.

Histórico Subgrupos

O que é Subgrupos

Entenda o que é o Sistema de Classificação por Subgrupos e por que ele é tão eficaz

Subgrupos no Brasil

Subgrupos no Brasil

Saiba como o Sistema de Subgrupos chegou ao Brasil e quem são os responsáveis