Não quero ter dor nas costas

O quanto a sua coluna é saudável?

Que sua coluna é o que te sustenta você sabe, mas seja sincero: você cuida da coluna como ela merece? Muita gente só lembra-se da ‘coluna’ quando sente algum incomodo. Infelizmente, ainda não há uma forte cultura de prevenção em nossa sociedade.

De acordo com a Pesquisa Nacional da Saúde, realizada pelo Ministério da Saúde em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e divulgada em 2015, 27 milhões de adultos no país são acometidos por doença crônica na coluna, o que corresponde a 18,5% da população adulta brasileira.

Os problemas lombares são os mais comuns, com prevalência maior em 21% das mulheres contra 15% dos homens. A região Sul foi identificada como a que possui os maiores índices de problemas de coluna, com 23,3% da população. Além disso, a pesquisa revelou que oito entre dez pessoas vão apresentar ao menos um episódio de dor nas costas ao longo da vida. Exatamente por isso, adotar pequenas atitudes no dia a dia pode evitar uma série de problemas e dores. Você já deve ter ouvido falar no termo ‘lombalgia’, de uma forma geral, ele é usado para descrever qualquer tipo de dor na coluna. Para que uma coluna seja saudável os músculos ao seu redor, desde a musculatura do pescoço até a musculatura da lombar, devem estar saudáveis. Qualquer desiquilíbrio pode permitir o surgimento de um problema.

Veja dicas importantes para manter a sua coluna saudável:

• Evite o sobrepeso
De acordo com especialistas, dois quilos a mais no peso corporal significam 50% maior chance de desenvolver problemas relacionados à coluna. Para quem não tem alguma disfunção mais importante, o peso é controlado, principalmente pela alimentação e atividade física.

• Melhore sua qualidade de sono
Dormir bem, em média 8h por noite, é fundamental. Dormir com qualidade melhora o metabolismo e o estresse, colaborando também para uma coluna saudável.

• Pratique uma atividade física regularmente
Escolha algo que você realmente goste de fazer! A atividade física, além de necessária para o bom funcionamento do organismo, também é importante para manter a coluna saudável.

• Busque seu equilíbrio emocional
Tenha um bom relacionamento com as pessoas da sua família, trabalho e comunidade. O objetivo é diminuir o estresse. Até porque, ‘estresse’ não resolve problema de ninguém. Então, pra quê perder tempo com isso?

• Pare de fumar
Fumantes são mais propensos a apresentarem dor da coluna, pois a nicotina prejudica o fluxo de sangue na microcirculação dos discos intervertebrais, facilitando sua lesão.

Se a dor surgir, não se desespere. Geralmente, ela sinaliza que algo não está bem, mas pode ter diversas causas, desde as mais simples de se resolver.

E, mesmo que você não sinta dor, consulte seu fisioterapeuta regularmente para tomar medidas preventivas e verificar se está tudo bem com a sua coluna. O fisioterapeuta tem total capacidade de fazer o primeiro contato com você, fazer o diagnóstico funcional e traçar uma linha de tratamento, se necessário.


Leia Também

2019-01-05T13:10:46+00:00